Aprenda a colocar suas ideias em prática

Aprenda a colocar suas ideias em prática


Você já teve uma ótima idéia a qual você não tomou a inicativa de por em prática? Claro que você teve. Eu não quero dizer nada de extraordinário. Nada de revolucionar a história coma a luz elétrica, o cumputador etc. Apenas uma boa idéia que teria lhe oportundade de ganhar dinheiro. Mas você não se mexeu para realiza-la.

Eu tenho um amigo o chamado José. Ele é um consultor independente de negócios e um pensador profundo e muito criativo. Tenho profundo respeito por suas habilidades para entender seus clientes e criar soluções exclusivas para eles. Mas ele não é muito bem sucedido. Seu negócio é bom, mas não está crescendo e certamente não está no nível que ele gostaria que estivesse. Ele trabalha com pessoas interessantes e nunca consegue obter algo mais sobre elas. E além de solicitar referências, ele não faz nada para aumentar seu crescimento.

O engraçado é que esse cara tem ideias mais brilhantes sobre como construir seu negócio do que qualquer um que eu conheça. O problema é que ele não coloca nenhuma delas em prática. José é apenas uma daquelas pessoas que param antes de começar ou desistem no meio do caaminho.

Tanto alguma coisa do José em você? Você tem mais idéias e não sai apenas das "ideias"?

Eu me deparo com esse problema frequentemente com pessoas que têm imensas idéias sobre o que fazer a seguir, que nunca são realizadas. E eles querem saber o porquê.

Você já pensou sobre o que o impede de agir em idéias ou programas que poderiam trazer lucros? Você tem ideia porque isso ocorre?

Eu tenho, e acho que existem várias razões simples.

1. Falta de um propósito motivador e inspirador

Por que devemos fazer alguma coisa? Porque o que falta de verdade é chamado de propósito. Sem um propósito forte, as outras coisas urgentes tornam-se prioritárias. O telefone toca. "tenho que responder o email". A batida na porta é mais importante. A inércia e desistêntia assume o controle.

Na física, aprendemos que é necessária energia adicional para se libertar da inércia. Um propósito poderoso acrescenta essa energia. Energia que organiza suas ações e traz as coisas importantes para o primeiro plano. Para se libertar da inércia da sua rotina atual, você precisa de um propósito inspirador.

2. Falta um visão clara

Imagine-se em um cruzamento de seis vias em um nevoeiro tão denso que você não pode ver um único poste. Você não pode nem ler os sinais da estrada. Qual caminho você irá? Se você escolher uma direção, você estará confiante em sair, ou você continuará devagar, esperando que a neblina diminua um pouco antes de andar mais rápido?

Todo mundo quer ir a algum lugar, pelo menos todo mundo que atua em negócios. Mas sem uma visão clara, você não pode ver onde você quer ir. E se você não vê isso, você não vai prosseguir de forma agressiva e confiante rumo ao seu objetivo, seja ele qual for. Então, se você criar um plano para levá-lo a algum lugar, você provavelmente não chegará a lugar algum. Pelo menos não tão cedo.

3. Não está disposto a fazer sacrifícios ou trabalhar realmente

Você já tem mais do que o suficiente para fazer, e o que mais você assumir significa que algo deve ser posto de lado. Sacrifício significa abrir mão de algo de valor para algo de valor ainda maior. O que significa que há algo qye deverá deixar de lado. E você não esclareceu o que é essa 'coisa'. Ou talvez você não tenha certeza de que vale a pena.

Na categoria dos sacrifícios eu coloco: desistir do tempo livre, de estar em paz com a família, de fazer a reunião com os amigos, tempo de jogo preferido, ou seja mais o que for. Mas tudo se resume a sacrificar, e a grande questão é, vale a pena. Há momentos em que eu sinto que tenho algo importante para realizar, eu só não sinto que é importante o suficiente para levantar do sofá. O que me faz estar em movimento é me fazer as perguntas: "Por que eu sinto que é importante? O que vai acontecer por causa disso? Por que isso é importante?

4. Falta de crença

Se você tem certeza de que algo vai dar certo e não existe risco algum você provavelmente vai agir. Por outro lado, se você é incerto e a maioria das coisas são incertas você se pergunta se o risco vale a pena.

Então, no que você acredita? Você acredita que suas ações compensarão ou não? Se você não tem certeza, quanto de esforço você vai investir nisso? Você vai hesitar? Adiar? Procrastinar?

Ou talvez "isso" funcione nas mãos de alguém, mas você não acredita que funcionará na sua. Em outras palavras, você não tem certeza de que pode fazê-lo e o risco é grande demais. Então sabe o que acontecerá? Outro mais empreendedor que você o fará e poderá ficar rico.

Cada um desses problemas pode ser resolvido com um propósito poderoso e um conjunto de objetivos inspiradores a serem alcançados. Quando estes propósitos são fortes o suficiente, eles tornam a recompensa potencial muito maior e alteram a relação risco-recompensa em favor da ação.

5. Medo

Às vezes, chega o medo. Você tem uma visão e um propósito e acha que os riscos são aceitáveis. Mas e se não der certo? Então o que farei? Isso é medo de não funcionar do jeito que você quer. O que você vai fazer então? Ou, pior ainda, não apenas não funcionará, mas algo ruim virá como resultado disso.

6. Muitas ocupações

Você tem outras coisas para fazer. Como o quê? Como o dia-a-dia da sua empresa ou do seu trabalho. Você não pode simplesmente arrumar mais uma preocupação. Não, você não pode. A questão é: as coisas que você já está fazendo valem a pena? Alguma delas deve ser posta de lado ou passado para alguém fazer? Alguma delas deve ser dispensada ou colocada em segundo plano?

Mais uma vez, você deve ponderar sobre o que você já está fazendo e sobre o seu propósito e objetivos. Se o seu conjunto de ações existente estiver efetivamente direcionando você para seus objetivos, não há necessidade de fazer mais. Mas se você não está se movendo com firmeza nessa direção, então você precisa mudar as coisas e dar espaço para novas ideias e oportunidades.

Você pode ter que realinhar suas prioridades e reavaliar suas opções para que seu tempo e energia disponíveis sejam dedicados a movê-lo na direção certa.

E você?

O que o impede? Qualquer uma dessas seis coisas pode atrasá-lo, ou pode ser uma combinação de coisas. Depois de identificar o que te impede, é muito mais fácil abordar e seguir em frente. Agora você pode transformar suas ideias em um plano de ação.

João Paulo Ávila